. . .

quarta-feira, janeiro 28, 2015

AS GRANDES MARCAS DE ROUPA CONDENAM OS TRABALHADORES À FOME

"Que vida é esta?" é o nome da reportagem feita por um jornal norueguês que levou 3 jovens bloggers de moda a experimentar a vida de um trabalhador no Camboja, onde durante um mês trabalharam numa fábrica de roupa.

São 5 vídeos de 10 minutos que nos fazem pensar muito sobre a vida e sobre a injustiça no mundo. Pessoas que trabalham 14 horas por dia, sequer terem uma cama minimamente confortável para dormir, e ainda passam fome, porque o que ganham está longe de ser suficiente para fazer uma refeição decente. Vivem para trabalhar e o que trabalham não é suficiente para lhes dar uma VIDA.

A expressão "barato de morrer" ganhou um novo significado e não sei se serei capaz sequer de voltar a comprar alguma coisa que não seja fabricada em Portugal ou em países que garantam um mínimo de condições para a SOBREVIVÊNCIA dos trabalhadores.

O preço a quem vendem um casaco é superior ao salário destes trabalhadores durante UM ANO... É chocante, revoltante e demasiado absurdo para conseguirmos sequer imaginar um realidade assim. Mas ela existe, e todos fazemos parte dela...

Estou a partilhar isto porque desde que vi a reportagem não consigo apagar as imagens da minha cabeça. A curiosidade que tenho em conhecer estas realidades está, cada vez mais, a ser devorada pelo medo e pelo choque.

0 comentários:

Enviar um comentário